Patrocínio

Encontro apresenta Sistema de Indicadores de Desenvolvimento para dirigentes de entidades representativas e secretários de estado

Publicado em 04/05/2015 às 19:23 - Atualizado em 04/05/2015 às 19:24

Dirigentes de instituições que integram a rede colaborativa do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS estarão reunidos na terça-feira (05) no 1º Encontro dos Dirigentes das Instituições Participantes da Rede SIDEMS, que ocorre no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, em Florianópolis.

O SIDEMS é uma base de dados, desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios - FECAM, que centraliza informações dos municípios catarinenses e gera um índice de desenvolvimento. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar os gestores públicos na formulação de políticas públicas, reúne dados para a tomada de decisão por parte de investidores, além de facilitar a construção de programas municipais que melhorem o atendimento ao cidadão. O Sistema é um instrumento de inserção para a rede colaborativa composta por entidades representativas da sociedade civil organizada, universidades e agentes públicos.

O objetivo da rede é o de fortalecer o SIDEMS articulando a participação das instituições na produção, crítica e análise de dados indicadores relativos ao desenvolvimento sustentável dos municípios. A reunião busca unir os esforços das entidades para trabalhar em um projeto em conjunto. "Precisamos unir esforços e ações para melhorarmos os níveis de desenvolvimento dos Municípios e do Estado de modo a auxiliar na formulação de políticas públicas locais e regionais com alcance na sociedade", enfatiza o presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori que dirigirá a reunião.

O encontro vai apresentar aos dirigentes os objetivos do SIDEMS e as possibilidades de ações conjuntas para fomentar o desenvolvimento local eregional em Santa Catarina. “Queremos sensibilizar os dirigentes para o trabalho que vem sendo desenvolvido na busca de integrar cada vez mais as entidades que lutam pelo mesmo fim que é o desenvolvimento das regiões do estado”, reforça o diretor de Articulação Institucional da FECAM, Celso Vedana.