Patrocínio
 IDMS

GRANFPOLIS

Publicado em 29/07/2016 às 14:35 - Atualizado em 02/08/2016 às 17:20

A utilização de indicadores no planejamento e monitoramento das políticas públicas é uma tendência mundial. Em Santa Catarina, ocorreu grandes avanços na qualificação e difusão dessas informações, em especial, com a criação do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS).

O IDMS visa avaliar os Municípios segundo seu nível de desenvolvimento sustentável. Além disso, auxilia os agentes públicos a se situarem em relação a um cenário futuro desejável e a definir prioridades locais tendo em vista a conquista de patamares mais elevados de sustentabilidade.

Durante todo o processo de elaboração da metodologia, no desenvolvimento do sistema e na coleta de dados, a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) buscou parceiros para viabilizar este importante projeto de monitoramento do desenvolvimento sustentável dos Municípios. O estreitamento dessas relações resultou na criação da Rede Colaborativa do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (Rede SIDEMS).

A Rede SIDEMS é composta por 41 instituições governamentais (órgãos dos poderes federal, estadual e municipal), 11 instituições não governamentais (conselhos, entidades setoriais e organizações do terceiro setor) e 8 instituições de ensino superior. Seu objetivo é fortalecer o SIDEMS com a integração das instituições representativas da sociedade constituindo uma rede colaborativa que contribua para a produção, crítica e análise de dados relativos ao desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses.

Esse estudo, apresentado pela Rede SIDEMS, caracteriza as potencialidades e desafios do Município a fim de difundir o uso das informações na tomada de decisão dos gestores públicos.